Com todos os perigos oferecidos pelas usinas nucleares, uma coisa é certa,é a única fonte de energia que não está contribuindo para o efeito estufa. Daí cabe o ditado: "A maneira correta de usar é que gera os benefícios", a radioatividade usada corretamente pode sim gerar benefícios.
Durante o processo de obtenção de energia nas usinas nucleares, não é gerado nenhum gás causador do efeito estufa, como, por exemplo, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFCs (clorofluorcarbonetos).Não estamos descartando os perigos oferecidos pela energia nuclear, o chamado lixo nuclear (rejeitos no processo de obtenção da energia) constitui sim uma ameaça, mas se devidamente descartado, passa a não oferecer mais riscos.
Os cientistas envolvidos neste estudo têm como objetivo principal a conscientização sobre a ameaça das Usinas Termelétricas movidas a carvão mineral, segundo eles, essas são as grandes vilãs do aumento de agentes poluidores nos últimos anos.
O problema estaria resolvido se não existissem obstáculos, a energia nuclear é obtida a um alto custo, ou seja, custa caro e requer tempo prolongado para sua implantação. Faz-se necessária uma equipe treinada para o trabalho, com cuidados de segurança em todo o processo.
Mas se analisarmos como defensores do meio ambiente, todos estes inconvenientes não seriam somados. O alto investimento se justifica pela diminuição da taxa de poluentes, se todos pensassem assim, as usinas nucleares passariam a ser a única fonte de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário