segunda-feira, 31 de maio de 2010
Energia Nuclear na Agricultura
O Centro de Energia Nuclear em Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP), desenvolveu vários usos para a força nuclear e sua aplicação na agricultura. Uma é o de radiação de alimentos e animais, sem que o material tóxico, entre em contato direto com o objeto. Esse tipo de tecnologia pode ser utilizado como esterilizante, matando agentes patogênicos. Além da esterilização direta sobre as frutas comercializadas, outro uso da irradiação para o controle de pragas é aquela que interfere no ciclo reprodutivo dos insetos.
A poluição Nuclear
Na prática, o lixo nuclear polui menos do que o lixo produzido pelas indústrias e residências porque o primeiro possui um rigoroso controle de destinação e gerenciamento enquanto que o segundo encontra-se em qualquer lugar e, embora legalmente devesse, não é bem gerenciado. A grande e importante diferença é que o lixo nuclear possui a capacidade de permanecer ativo por milhares de anos exigindo o monitoramento constante e, no caso de acidentes as consequências são muito piores podendo, inclusive, causar danos por várias gerações, como no caso do acidente com o Césio-137 em Goiânia para o qual foi criada uma Superintendência permanente para tratar das vítimas do acidente (Superintendência Leide das Neves).
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Radioatividade x Energia Nuclear
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Energia Nuclear x Efeito Estufa
Com todos os perigos oferecidos pelas usinas nucleares, uma coisa é certa,é a única fonte de energia que não está contribuindo para o efeito estufa. Daí cabe o ditado: "A maneira correta de usar é que gera os benefícios", a radioatividade usada corretamente pode sim gerar benefícios.
Durante o processo de obtenção de energia nas usinas nucleares, não é gerado nenhum gás causador do efeito estufa, como, por exemplo, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFCs (clorofluorcarbonetos).Não estamos descartando os perigos oferecidos pela energia nuclear, o chamado lixo nuclear (rejeitos no processo de obtenção da energia) constitui sim uma ameaça, mas se devidamente descartado, passa a não oferecer mais riscos.
Os cientistas envolvidos neste estudo têm como objetivo principal a conscientização sobre a ameaça das Usinas Termelétricas movidas a carvão mineral, segundo eles, essas são as grandes vilãs do aumento de agentes poluidores nos últimos anos.
O problema estaria resolvido se não existissem obstáculos, a energia nuclear é obtida a um alto custo, ou seja, custa caro e requer tempo prolongado para sua implantação. Faz-se necessária uma equipe treinada para o trabalho, com cuidados de segurança em todo o processo.
Mas se analisarmos como defensores do meio ambiente, todos estes inconvenientes não seriam somados. O alto investimento se justifica pela diminuição da taxa de poluentes, se todos pensassem assim, as usinas nucleares passariam a ser a única fonte de energia.
sábado, 22 de maio de 2010
Dúvidas e Certezas Provisórias
• É possível obter energia ecologicamente correta?
• A Energia Nuclear é uma solução ou risco?
• A Energia Nuclear tem haver com a Radioatividade?
Certezas Provisórias:
• O lixo nuclear polui menos que o lixo comum produzido pelas indústrias e residências;
• O lixo nuclear pode permanecer ativo por milhares de anos;
• A energia nuclear ajuda na agricultura.
Energia nuclear
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Projeto ♥
Colaboradoras:
Rozimar Limas
Eliane Venturi
Alunas:
Daniela Biz
Juliana Alves Prochnow
Leticia Keiti Stertz
Taynara Rosa
Serie: