segunda-feira, 31 de maio de 2010

Energia Nuclear na Agricultura

Os desavisados podem pensar que o tema é próprio de ficção científica e de literatura fantástica, ou de tragédias como Chernobyl e Goiânia, mas a energia nuclear ajuda cientistas a desenvolver novas tecnologias aplicáveis na agricultura há pelo menos 30 anos. O "poder atômico" pode ajudar os brasileiros a agregar valor à produção e ganhar espaço no mercado internacional.
O Centro de Energia Nuclear em Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP), desenvolveu vários usos para a força nuclear e sua aplicação na agricultura. Uma é o de radiação de alimentos e animais, sem que o material tóxico, entre em contato direto com o objeto. Esse tipo de tecnologia pode ser utilizado como esterilizante, matando agentes patogênicos. Além da esterilização direta sobre as frutas comercializadas, outro uso da irradiação para o controle de pragas é aquela que interfere no ciclo reprodutivo dos insetos.

A poluição Nuclear

A poluição nuclear é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo alto grau de periculosidade devido a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando, assim, alterações no organismo como um todo.

Na prática, o lixo nuclear polui menos do que o lixo produzido pelas indústrias e residências porque o primeiro possui um rigoroso controle de destinação e gerenciamento enquanto que o segundo encontra-se em qualquer lugar e, embora legalmente devesse, não é bem gerenciado. A grande e importante diferença é que o lixo nuclear possui a capacidade de permanecer ativo por milhares de anos exigindo o monitoramento constante e, no caso de acidentes as consequências são muito piores podendo, inclusive, causar danos por várias gerações, como no caso do acidente com o Césio-137 em Goiânia para o qual foi criada uma Superintendência permanente para tratar das vítimas do acidente (Superintendência Leide das Neves).

Usinas Nucleares - Chernobyl 1986

Um dos maiores desastres da história.

A geração de Energia nas Usinas Nucleares

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Radioatividade x Energia Nuclear

A radioatividade é uma forma de energia nuclear , usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Energia Nuclear: uma solução ou um risco?

Energia Nuclear x Efeito Estufa

Com todos os perigos oferecidos pelas usinas nucleares, uma coisa é certa,é a única fonte de energia que não está contribuindo para o efeito estufa. Daí cabe o ditado: "A maneira correta de usar é que gera os benefícios", a radioatividade usada corretamente pode sim gerar benefícios.

Durante o processo de obtenção de energia nas usinas nucleares, não é gerado nenhum gás causador do efeito estufa, como, por exemplo, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFCs (clorofluorcarbonetos).Não estamos descartando os perigos oferecidos pela energia nuclear, o chamado lixo nuclear (rejeitos no processo de obtenção da energia) constitui sim uma ameaça, mas se devidamente descartado, passa a não oferecer mais riscos.

Os cientistas envolvidos neste estudo têm como objetivo principal a conscientização sobre a ameaça das Usinas Termelétricas movidas a carvão mineral, segundo eles, essas são as grandes vilãs do aumento de agentes poluidores nos últimos anos.

O problema estaria resolvido se não existissem obstáculos, a energia nuclear é obtida a um alto custo, ou seja, custa caro e requer tempo prolongado para sua implantação. Faz-se necessária uma equipe treinada para o trabalho, com cuidados de segurança em todo o processo.

Mas se analisarmos como defensores do meio ambiente, todos estes inconvenientes não seriam somados. O alto investimento se justifica pela diminuição da taxa de poluentes, se todos pensassem assim, as usinas nucleares passariam a ser a única fonte de energia.

sábado, 22 de maio de 2010

Dúvidas e Certezas Provisórias

Dúvidas Provisórias:

É possível obter energia ecologicamente correta?

A Energia Nuclear é uma solução ou risco?

A Energia Nuclear tem haver com a Radioatividade?


Certezas Provisórias:

O lixo nuclear polui menos que o lixo comum produzido pelas indústrias e residências;

O lixo nuclear pode permanecer ativo por milhares de anos;

A energia nuclear ajuda na agricultura.

Energia nuclear


A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unida as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
A princípio, a energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetos militares. Posteriormente, as pesquisas avançaram e foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia elétrica. No entanto, armas nuclares continuam sendo produzidas através do enriquecimento de urânio.
Atualmente os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear, porém os países mais dependentes da energia nuclear são: França, Suécia, Finlândia e Bélgica. Na França, cerca de 8O% de sua eletricidade é procedente de centrais atômicas.
Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança, a falta de segurança, a destinação do lixo atômico, além da possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, gera a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população. Alguns acidentes em usinas nucleares já aconteceram, entre eles estão:
•Three Miles Island - em 1979, na usina localizada na Pensilvânia (EUA), ocorreu a fusão do núcleo do reator e a liberação de elevados índices de radioatividade que atingiram regiões vizinhas.
•Chernobyl - em 1986 ocorreu o incêndio e o vazamento de radiação na usina ucraniana, na extinta União Soviética, com milhares de feridos e mortos, podendo a contaminação radioativa ter causado um milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes.
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. Estudos mais apronfudados devem ser realizados sobre essa fonte energética, ainda existem vários pontos a serem aperfeiçoados, de forma que possam grantir segurança para a população.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto ♥






Escola Estadual Básica Professor João Rocha

Professora:
Giseli Fernandes

Colaboradoras:
Rozimar Limas
Eliane Venturi

Alunas:
Daiane Heidemann
Daniela Biz
Juliana Alves Prochnow
Leticia Keiti Stertz
Taynara Rosa

Serie:
2° Em 02